terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Importancia de probióticos na alimentação bovina.

Dissertação aborda uso de probióticos na alimentação bovina

Suplemento minimiza efeitos do cortisol, aumenta o peso do animal, absorve melhor os nutrientes e evita processos infecciosos intestinais
Foto: Ector Gervasoni
Trabalho foi apresentado ontem (23) durante defesa do Mestrado em Ciência 

Luciana Álvares Calvo Penha, docente das disciplinas de Biologia Celular e Genética nos cursos de graduação na área da Saúde da Unoeste, defendeu ontem (23), a dissertação do Mestrado em Ciência Animal na mesma instituição, denominada “Efeito da Suplementação do Probiótico no Ganho de Peso Vivo em Bovinos e Dosagem do Cortisol Sérico”.

De acordo com a professora, os probióticos são suplementos que inseridos na alimentação bovina ajudam a aumentar o peso do animal, facilitam a absorção dos nutrientes e evitam processos infecciosos intestinais. Na pesquisa, a docente ressalta que o uso desses suplementos quando utilizado em gados também apresenta vantagem econômica para os criadores. “Quando os probióticos são colocados em uma quantidade de até 4 gramas por animal/dia na alimentação do gado por um prazo de 2 a 3 meses também minimizam os efeitos do cortisol, hormônio que em grande quantidade é prejudicial à saúde e causa estresse nos bovinos”, informa Luciana.

Participaram da banca de avaliação: o orientador e professor da Unoeste Paulo Eduardo Pardo, o coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Luiz Carlos Vianna e o zootecnista da Apta (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio), Vander Bruno dos Santos. 
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste



Nenhum comentário: